A APLICAÇÃO DO SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING PARA A LOGÍSTICA DE CANTEIRO DE OBRAS: Estudo de caso da empresa Conpac Construções e Consultoria Ltda

Autores

Resumo

A logística e planejamento tem sido um tema recorrente quanto as discussões acerca da organização de diversos setores da produção. Isso não é diferente para a área da construção civil que vem crescendo cada vez mais e exigindo que novas metodologias sejam aplicadas para um melhor controle dentro do canteiro. No presente trabalho será abordada uma metodologia de organização de arranjos físicos que abrange áreas da produção e que podem ser facilmente aplicadas na construção civil, o método de Systematic Layout Planning. Esse método funciona como medida preventiva/corretiva. Este foi aplicado dentro de um canteiro de obras no município de São Luís, onde foram otimizados o tempo e a produtividade deste canteiro. Com os resultados obtidos verificou-se certas inconsistências na distribuição das áreas e em suas dimensões em relação as normas vigentes para canteiro de obra avaliado, e com isso foram aplicadas medidas corretivas para otimização do canteiro de obras.

Biografia do Autor

Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

http://lattes.cnpq.br/3350912872257730

Matheus de Souza Góes, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Lucas Nadler Rocha, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Lucas dos Santos Zenkner, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Matheus Oliveira Sena, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Fabricio da Silva Cordeiro, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Referências

AGUIAR, G. dos S. G. Inovação em logística de canteiro de obras na construção de edifícios. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 126 p. São Paulo, 2016.

ARAÚJO, M. A. da S. Estudo de um layout de um canteiro de obra da construção de uma edificação residencial multifamiliar com base no modelo Systematic Layout Planning. Revista On-line IPOG. Dezembro/2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5732: Cimento portland comum. Rio de Janeiro, 1991.

BORBA, M. de; LUNA, M. M. M.; SILVA, F. A. B. da. Proposta de arranjo físico para microempresa baseado no planejamento sistemático de layout (PSL). Revista Eletrônica de Produção & Engenharia, v. 6, n. 1: p. 519-531, Jan./Jun. 2014. Santa Catarina.

ELIAS, S. J. B. et al. Planejamento de layout de canteiro de obras: Aplicação do SLP (Systematic Layout Planning). Fortaleza, 1998.

MARTINS, V. W. B.; FREITAS, F. F. T. Planejamento sistemático de layout (PSL): Análise do layout de uma empresa produtora de pneus recapados. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), Florianópolis, Julho, 2011.

MEIRELLES, A. F. et al. Simulação e layout – Um estudo de caso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Salvador, 2009.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR-18: Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção. Brasília, 1995, 43p.

REIS, C. A. A. A importância do escritório de projetos no gerenciamento de projetos: Um estudo de caso na MRS Logística S.A. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

SANTOS, L. C.; GOHR, C. F.; LAITANO, J. C. A. Planejamento sistemático de layout: Adaptação e aplicação em operações de serviços. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Revista Gestão Industrial, v. 08, n. 01: p. 01-21, 2012. Paraná.

SILVA, F. B. da; CARDOSO, F. F. A importância da logística na organização dos sistemas de produção de edifícios. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ENTAC), 27-30 abr/1998, Vol. II, p. 277-285, Florianópolis, 1998.

SILVA, M. S. T. C. Planejamento e controle de obras. Monografia ao Curso graduação em Engenharia Civil, Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.

TIBERTI, A. J. Desenvolvimento de software de apoio ao projeto de arranjo físico de fábrica baseado em um framework orientado a objeto. Tese de Doutorado. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (USP). São Carlos, 2003.

Downloads

Publicado

2020-03-22

Edição

Seção

Artigos