O USO DE FARINHA DE CASCAS DE BANANA E DE CASCAS DE PINHÃO PARA A REMOÇÃO DA COR E TURBIDEZ DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO POR MEIO DE ADSORÇÃO

Autores

  • Rafaela Franqueto Universidade Regional de Blumenau

Resumo

A contaminação dos corpos hídricos com diversos poluentes químicos representa grandes riscos para o meio ambiente e para a saúde pública, decorrente da crescente urbanização e industrialização. A adsorção é uma das técnicas que tem sido empregada com sucesso na efetiva remoção de poluentes em águas de abastecimento. O carvão ativado é o mais popular e eficiente adsorvente usado. Entretanto, o alto custo restringe o seu uso, principalmente em países em desenvolvimento; sendo assim, há a necessidade vigente de desenvolver adsorventes com características de bioadsorventes. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo realizar o estudo do uso de farinha das cascas de banana e pinhão para a remoção da cor e da turbidez em águas de abastecimento. Os testes mostraram pouca eficiência, entretanto, para o adsorvente pinhão os resultados foram melhores, em relação a casca de banana. Os resultados mostraram também que para ambos os adsorventes, com o aumento da concentração dos adsorventes, ocorre perda de eficiência tanto na remoção da cor como da turbidez, indicando que ocorre a saturação dos materiais.

Biografia do Autor

Rafaela Franqueto, Universidade Regional de Blumenau

Doutoranda em Engenharia Ambiental

Referências

ALLEN, S.J; GAN,Q; MATTHEWS, R.; JOHNSON, P.A. Comparison of optimized isotherm models for basic dye adsorption by kudzu. Bioresource Technology v.88, p.143–152, 2003.

BONIOLO, M. R.; YAMAURA, M. Viabilidade do uso da casca de banana como adsorvente de íons de urânio. 2005, Santos, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, 2005.

BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental, 2. ed., São Paulo: Editora Prentice Hall, 2005.

BRASIL. Portaria do Ministério da Saúde nº 2914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 14 dez. 2011.

CARDOSO, N.F. Remoção do Corante Azul de Metileno de Efluentes Aquasos Utilizando Casca de Pinhão In Natura e Carbonizada como Adsorvente. Tese de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

CRUZ, M.A.R.F.; GUERRA, A.R.; ISHIKAWA, D.N.; ALFAYA, R.V.S.; ALFAYA, A.A.S. Farinha da casca de banana: um biosorvente para metais pesados de baixo custo, Londrina – PR, Universidade Estadual de Londrina, 2011.

CUNICO, P.; MAGDALENA, C. P.; CARVALHO, T. E. M.; FUNGARO, D. A. Adsorção de corante reativo preto 5 em solução aquosa utilizando cinzas leves de carvão. International Workshop Advances in Cleaner Production. São Paulo, 2009.

FRANQUETO, R. Descoloração dos corantes azul qr-19 e magenta por processo de adsorção com uso de farinha de casca de banana. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, v. 5, p. 247-264, 2016.

JESUS, D.M.A.; ROCHA, J.F.; ALFAYA, A.A.S. Utilização da farinha da casca de banana na remoção de corante têxtil em solução aquosa, Londrina – PR, Universidade Estadual de Londrina, 2011.

MARELLA, M. S. F.; Da Silva, M. G. C. Processo De Remoção De Cádmio Em Zeólita. VI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. 2005.

MOREIRA, R. F. P.; HUMBERTO, J. J., SOARES, J. L. Isotermas de Adsorção de Corantes sobre Carvão Ativado. II Encontro Brasileiro de Adsorção – II EBA, Florianópolis – SC, 85-91, 2000.

VON SPERLLNG, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias. Vol. 1. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental- UFMG. 3a ed, 452p. 2005.

Downloads

Publicado

2020-03-22

Edição

Seção

Artigos