AVALIAÇÃO DE PAVIMENTOS: ESCALA VISUAL VERSUS PAVEMENT CONDITION INDEX

Autores

Resumo

Nas rodovias brasileiras são transportadas a maioria das pessoas e grande parte da produção nacional. A má qualidade dessas rodovias, associado à falta de recursos e um inadequado sistema de gerenciamento dos pavimentos, tem elevado os custos de operação dos serviços de transporte. Com base nisso é necessário que o país disponha de instrumentos de avaliação que possibilitem um acompanhamento das condições dos pavimentos existentes, fornecendo dados válidos e a baixo custo para que intervenções possam ser planejadas e executadas de forma adequada. Este trabalho tem como objetivo analisar a correlação entre dois tipos de métodos de classificação da condição da superfície dos pavimentos flexíveis. As avaliações foram realizadas num campus universitário por meio do método subjetivo, que leva em consideração a opinião do usuário sobre a condição do pavimento, tendo como base uma escala visual; e o método objetivo do Pavement Condition Index (PCI), que leva em consideração as densidades e severidades dos defeitos encontrados no pavimento. Conclui-se que o método subjetivo é válido para avaliação da condição da superfície dos pavimentos, pois apresentou satisfatória correlação com o método objetivo. Contudo há necessidade de adequação da escala visual para que esta possa auxiliar melhor os avaliadores.

Biografia do Autor

Karen Amanda Barbosa da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo - CTU

Lucas Aramayo Pereira, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo - CTUDepartamento de Construção Civil 

Luana Cristina Romero Palma, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo - CTUDepartamento de Construção Civil

Carlos Alberto Prado da Silva Junior, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo - CTUDepartamento de Construção CivilÁrea de Transportes

Heliana Barbosa Fontenele, Universidade Estadual de Londrina

Centro de Tecnologia e Urbanismo - CTUDepartamento de Construção CivilÁrea de Geotecnia -Transportes

Referências

ASTM – American Society for Testing Materials. ASTM D 6433 – 16 – Standard Practice for Roads and Parking Lots Pavement Condition Index Surveys. 2016.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Avaliação subjetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos. Procedimentos DNIT 009/2003 – PRO. Rio de Janeiro: IPT, 2003.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Avaliação objetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos. Procedimentos DNIT 006/2003 – PRO. Rio de Janeiro: IPT, 2003

HARTGEN, D. T.; SHUFON, J.J.; PARRELLA, F.T.; KOEPPEL, K.W.P. Visual Scales of Pavement Condition: Development, Validation, and Use. Transportation Research Record n°893, p.1-6, 1982.

OLIVEIRA, F.M.; SILVA JÚNIOR, C.A.P.; FONTENELE, H.B. Desenvolvimento de escala visual para avaliação da condição de superfície de vias urbanas. Conexões: Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 31-47, 2013.

PESCADOR JUNIOR, A. C.; SILVA JUNIOR, C.A.P.; FONTENELE, H.B. Comparação de Métodos de Avaliação da Condição de Pavimentos Flexíveis com Auxílio de um SIG-T. Revista CIATEC-UPF, v. 10, n. 1, p. 95-103, 2018.

RAMOS, M.C.; FONTENELE, H.B. Utilização de uma Escala Visual para Avaliação de Pavimentos em um Campus Universitário. 25º Encontro Anual de Iniciação Científica. Londrina, 2016.

SCHIAVON, G. S. Avaliação Objetiva e Subjetiva em superfície de pavimento flexível em trecho urbano – Análise da distância entre estações de avaliação em subtrechos homogêneos. Revista Científica Eletrônica Estácio, v. 10, n. 10, p. 01-23, 2017.

Downloads

Publicado

2020-03-19

Edição

Seção

Artigos