PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Taynan Ribeiro Souza Fundação Hermínio Ometto / Núcleo de Engenharia
  • Aurora Mariana G. de F. Souza Fundação Hermínio Ometto / Núcleo de Engenharia
  • José Erinaldo Fonseca Fundação Hermínio Ometto / Núcleo de Engenharia

Resumo

A natureza sempre foi considerada ao longo da história como fonte de matéria prima e local de depósito de rejeitos das atividades humanas. Com o avanço de novas tecnologias e o rápido desenvolvimento social e econômico, a extração de matéria prima e o descarte de resíduos contribuíram cada vez mais para a degradação acelerada do meio ambiente, o que deixou a sociedade em sistema de alerta, e essa preocupação com a saúde do planeta fez surgir o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, os processos produtivos e o crescimento econômico devem estar aliados ao respeito ao meio ambiente. Na construção civil o crescimento acelerado dos centros urbanos e industriais colabora com geração de grande parte dos resíduos sólidos. Frente a essa preocupação as construtoras e os órgãos responsáveis pela construção civil buscam adotar práticas que contribuem com a redução na geração de resíduos em todo o processo construtivo. Uma dessas práticas é a Produção mais Limpa que busca aumentar a eficiência de matéria prima, água e energia, por meio da não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos e demais emissões. Neste caso a finalidade do presente trabalho é avaliar a geração e o gerenciamento de resíduos sólidos em obras de construção civil de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e verificar a possibilidade de implementação de Produção mais Limpa (P+L) para essa atividade.

 

Biografia do Autor

Taynan Ribeiro Souza, Fundação Hermínio Ometto / Núcleo de Engenharia

Graduado em Engenharia Civil e ex aluno de iniciação cientifica do grupo de pesquisa da engenharia.

Aurora Mariana G. de F. Souza, Fundação Hermínio Ometto / Núcleo de Engenharia

Doutora em Ciências Biologicas e graduada em Engenharia Química. Atualmente é professora e membro do grupo de pesquisa da engenharia no departamento de engenharia da Fundação Herminio Ometto.

José Erinaldo Fonseca, Fundação Hermínio Ometto / Núcleo de Engenharia

Doutor e graduado em Física. Atualmente é professor e coordenador do grupo de pesquisa da engenharia no departamento de engenharia da Fundação Herminio Ometto.

Referências

ABRELP. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2015. Recuperado em 28 novembro, 2018, de http://abrelpe.org.br/download-panorama-2015/.

BRASIL. Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA – Resolução nº 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nº 136, de 17 de julho de 2002, Seção 1, páginas 95-96

BRASIL. Lei Ordinária nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); altera a Lei nº 9605, de 12 de fevereiro de 1998. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Legislativo, de 03 de agosto de 2010, p.2.

CNTL. Centro Nacional de Tecnologias Limpas. Implementação de Programas de Produção mais Limpa. Recuperado. Porto Alegre, Centro Nacional de Tecnologias Limpas SENAI-RS/UNIDO/INEP. 42 p. 2003.

FIEB. Federação das Indústrias do Estado da Bahia. Gestão de Resíduos na Construção Civil: Redução, Reutilização e Reciclagem. Bahia: GTZ. 79p.

Furtado, J. S. Sustentabilidade empresarial. Guia de práticas econômicas, ambientais e sociais. [Manual]. Salvador, BA: Centro de Recursos Ambientais, 2005.

Godoy, A. S. Pesquisa Qualitativa – Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas. 35(3), 20-29, 1995.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Diagnóstico dos resíduos sólidos da construção civil – relatório de pesquisa. Brasilia-DF. 42 p. 2012.

Kilbert, C. J. Principles of sustainable construction. Proceedings of the First International Conference on Sustainable Construction. Tampa – EUA. p. 1-9. 1995.

Mattosinho, C., & Pinório, P. Aplicação da Produção Mais Limpa na Construção Civil: Uma Proposta de Minimização de Resíduos na Fonte. 2nd International Workshop Advances in Cleaner Production – Key Elements for a Sustainable Word: Energy, Water and Climate Change. São Paulo, SP, Brasil, 2009.

Mesquita, A. S. G. Análise da geração de resíduos sólidos da construção civil em Teresina, Piauí. Holos, 2(28), 58-65, 2012.

Motta, L. M. G., Fernandes, C. Utilização de resíduo sólido da construção civil em pavimentação urbana. 12ª Reunião de Pavimentação Urbana. Aracaju, Sergipe, Brasil, 2003.

Oliveira, F. A. Filho. Aplicação do conceito de produção limpa: estudo em uma empresa metalúrgica do setor de transformação do alumínio. Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 2001

Pinto, T. P. Metodologia para a Gestão Diferenciada de Resíduos Sólidos da Construção Urbana. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 1999.

Roth, C. das G., & Garcias, C. M. Construção civil e a degradação ambiental. Desenvolvimento em questão, 7(13), 111-128, 2009.

Santos, G. J.; Battistelle, R. A. G. Avaliação acústica das chapas de partículas produzidas com bagaço de cana-de-açúcar e folha caulinar de bambu. In: CIMAD 11 – 1º Congresso Ibero-Latino Americano da Madeira na Construção, 7-9/06/2011, Anais... Coimbra, PORTUGAL.

Silva, O. H., Umada, M. K., Polastri, P., Angelis, G. Neto. Angelis, B. L. D., & Miotto, J. L. Etapas do gerenciamento de resíduos da construção civil. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, 19, 39-48, 2015.

Silva, V. A., & Fernandes, A. L. T. Cenário do gerenciamento dos resíduos da construção e demolição (RCD) em Uberaba-MG. Sociedade & Natureza, 24(2), 333-344, 2012.

Valle, C.E. Qualidade ambiental: o desafio de ser competitivo protegendo o meio ambiente, como se preparar para as normas ISO 14.000. São Paulo: Pioneira. 1ª Ed, 1995.

Vechi, N. R. G., Gallardo, A. L. C. F., & Teixeira, C. E. Aspectos ambientais do setor da construção civil: roteiro para a adoção de sistema de gestão ambiental pelas pequenas e médias empresas de prestação de serviços. Sistema & Gestão, 11(1), 17-30, 2016.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Edição

Seção

Artigos