O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política

Autores

  • Maria Ivete Basniak Unespar
  • Maria Tereza Carneiro Soares

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.003

Resumo

Resumo: O presente trabalho objetiva discutir o contexto da produção do texto do Programa Paraná Digital (PRD). Utilizou-se da metodologia de ciclos de políticas de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), explicitada por um ciclo contínuo de três contextos principais: o contexto da influência, o da produção do texto e o da prática, sendo destacado, neste trabalho, o contexto da produção do texto. Os resultados mostram inúmeras mudanças que o documento sofreu ao longo do desenvolvimento do projeto, gerando revisões substantivas que alteraram o projeto inicial, principalmente devido à dificuldade no cumprimento dos prazos e a diferentes demandas que surgiram ao longo de seu desenvolvimento. Neste sentido, a metodologia do ciclo de políticas utilizada teve relevante importância para a análise do PRD, por permitir compreender importantes modificações que ocorrem na política por meio de um processo cíclico e não linear, em que disputas e embates garantem dinamicidade ao processo, de forma que a política seja constantemente res(significada) e re(construída).

 

Palavras-chave: Programa Paraná Digital; ciclo de políticas; políticas públicas; tecnologia educacional; inovações educacionais. 

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Publicado

2018-03-12

Como Citar

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10800. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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Artículos