Produção científica em redes de colaboração no campo da Política Educacional no Brasil (2000 - 2014)

Autores

  • Isac Pimentel Guimarães Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.010

Resumo

Resumo: O presente estudo investigou os processos de articulação e produção científica por intermédio das lutas geradas entre as diferentes posições de agentes em redes de colaboração, no campo da Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação em Educação da região nordeste do Brasil, no período de quinze anos (2000-2014). Para tal, amparado no fazer sociológico e na teoria do campo científico de Pierre Bourdieu, a ênfase recai no agente que produz uma representação acadêmica no campo da Política Educacional de caráter científico e institucionalizado, bem como os condicionantes sociais de sua prática. Metodologicamente, buscou-se estabelecer a estrutura do espaço de produção acadêmica, por meio da utilização de instrumentos estatísticos e análise de redes sociais. A organização do campo da Política Educacional se dá, sobretudo, pelas disputas empreendidas entre os pares na busca pela autoridade científica, isto é, a conquista pelo crédito científico tem importância fundamental no mercado das publicações científicas, em que os resultados das pesquisas ganham projeções no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e se transformam em créditos na comunidade científica que, consequentemente, são trocados por outros em redes de colaboração.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Campo Científico. Redes de Colaboração. Produção Científica.

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Biografia do Autor

Isac Pimentel Guimarães, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil


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Publicado

2018-06-22

Como Citar

GUIMARÃES, I. P. Produção científica em redes de colaboração no campo da Política Educacional no Brasil (2000 - 2014). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–38, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12322. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O campo da Política Educacional no Brasil: novas abordagens