Mar do Sul da China: um histórico de disputas

Autores

  • Sérgio Luiz Cruz Aguilar Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Renato Matheus Mendes Fakhoury Universidade de Massachusetts, Lowell, EUA

Resumo

O Mar do Sul da China é disputado por vários Estados que o circundam.  As disputas sobre a região são antigas, no entanto, aumentaram nas últimas décadas devido à importância estratégica da região relacionada com seu peso como rota comercial e suas reservas de petróleo e gaz. O artigo apresenta a importância geoestratégica do Mar do Sul da China e o histórico de disputas naquela área.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Cruz Aguilar, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Livre Docente em Segurança Internacional. Professor do Curso de Relações Internacionais da UNESP (Marília/SP) e dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais (UNESP-Marília/SP) e San Tiago Dantas de Relações Internacionais (UNESP-UNICAMP-PUC/SP)

Renato Matheus Mendes Fakhoury, Universidade de Massachusetts, Lowell, EUA

Graduado em Relações Internacionais – Unesp (Marília/SP). Doutorando do programa de Global Studies na Universidade de Massachusetts, Lowell, EUA

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

AGUILAR, S. L. C.; FAKHOURY, R. M. M. Mar do Sul da China: um histórico de disputas. Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/13637. Acesso em: 28 mar. 2024.