Trabalho e Imigração: Os haitianos empregados nos frigoríficos do Oeste do Paraná

Autores

  • Antonio de Padua Bosi Unioeste-PR

Palavras-chave:

Haitianos, Trabalho, Imigração, Frigoríficos.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a presença de trabalhadores haitianos ocupados em frigoríficos no Oeste do Paraná nas décadas de 1990 a 2010. Pretendo examinar a relação entre trabalho e imigração no que diz respeito as expectativas que esses trabalhadores têm ao saírem do Haiti, as dificuldades identificadas por eles na região e as reações individuais e coletivas que são capazes de construir. A escrita desse artigo manuseou material de pesquisa constituído de literatura sobre tema, informações estatísticas, fontes de imprensa e entrevistas.

 

Biografia do Autor

Antonio de Padua Bosi, Unioeste-PR

É graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professor Associado A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História e estuda os conflitos em torno da organização do trabalho e dos trabalhadores com ênfase para as experiências mais recentes de precarização das relações de trabalho e de formação da classe trabalhadora no Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

BOSI, A. de P. Trabalho e Imigração: Os haitianos empregados nos frigoríficos do Oeste do Paraná. Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/14445. Acesso em: 18 abr. 2024.