DO PACTO NACIONAL À GLOBALIZAÇÃO: ESTADO E SINDICATO NA REGULAÇÃO DO CAPITALISMO NORTE-AMERICANO

Autores

  • Flavio Limoncic Universidade Cândido Mendes

Palavras-chave:

globalização, sindicatos

Resumo

Na década de 1930, o sindicalismo e o Estado norte-americanos inicia-ram um processo de profundas transformações que os permitiria acumular recur-sos políticos para, nas décadas seguintes, constituirem-se como atores centrais na regulação do capitalismo dos Estados Unidos. No entanto, ambos revelaram-se incapazes de traduzir esta centralidade em instituições permanentes de pactuação social. Por um lado, apesar de tema recorrente em sua agenda, o movimento sindical jamais conseguiu construir um partido trabalhista, e suas relações com o Partido Democrata nunca foram plenamente orgânicas; de outro, a constituição de agências tripartites para a construção de macro-acordos sociais revelou-se inviável com a reação conservadora do pós-Guerra . O pacto fordista keynesiano norte-americano, portanto, revelou-se menos institucionalizado que seus congê-neres social-democratas europeus. Na década de 1960, não seriam mais os sindi-catos, mas os movimentos pela defesa dos direitos civis, que estariam no centro da dinâmica política e a eles se voltaria a Grande Sociedade de Lyndon Johnson . Com a crise do fordismo keynesiano e a ofensiva empresarial dos anos 1970, expressa na globalização produtiva e financeira, que fragilizou pactos sociais nacionais, o movimento sindical norte-americano iniciou um processo de estra-tégia defensiva, no qual a luta por ganhos materiais foi substituída pela luta pela manutenção dos empregos, de qualidade cada vez pior.

Biografia do Autor

Flavio Limoncic, Universidade Cândido Mendes

Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História Social do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação do Professor Doutor Francisco Carlos Teixeira da Silva. Bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2007-09-23

Como Citar

LIMONCIC, F. DO PACTO NACIONAL À GLOBALIZAÇÃO: ESTADO E SINDICATO NA REGULAÇÃO DO CAPITALISMO NORTE-AMERICANO. Revista de História Regional, [S. l.], v. 4, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2076. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos