Participação e Protagonismo das Mulheres no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana

  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira UNEMAT
  • Amanda Pereira da Silva Azinari Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Waldineia Antunes Alcantara Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Mulheres, Patriarcado, Território.

Resumo

As reflexões e discussões contidas neste artigo são oriundas de ações realizadas no projeto “Interface entre extensão e pesquisa no acompanhamento de empreendimentos econômicos e solidários em comunidades tradicionais e áreas de quilombo no território da Cidadania na Baixada Cuiabana MT”. Dentre os vários resultados das articulações do projeto destaca-se o “I Encontro Territorial de Mulheres de Territórios Rurais e da Cidadania do Estado de Mato Grosso-MT”, que foi um evento relevante porque expôs para a comunidade acadêmica e a população em geral, produções científico-culturais realizadas no âmbito dos Comitês de Mulheres dos Colegiados Rurais.

Biografia do Autor

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, UNEMAT
Doutora em Geografia pela Universidade Federal fluminense.
Amanda Pereira da Silva Azinari, Universidade do Estado de Mato Grosso
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010), especialização em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil/UNEMAT (2012), especialização em Educação e Diversidade pela UNEMAT (2013) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia do Ensino no curso de Pedagogia, campus de Juara e professora na modalidade parceladas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores/as, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, educação e movimentos sociais, educação popular, trabalho e formação docente, gênero. 
Waldineia Antunes Alcantara Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1991), Especialização em Currículo do Ensino Fundamental - Conteúdos e Metodologias na área de 1º grau - Nível I a IV - UNEMAT (1994), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) e Mestrado em Educação - Área de Concentração: Educação, Cultura e Sociedade - Linha de Pesquisa: Educação e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). É Doutora pela UFGRS com a tese Educação Escolar indígena na terra indígena Apiaká-Kayabi em Juara - MT: Resistências e Desafios. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso e do CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: educação ambiental, educação escolar indígena, comunidades ribeirinhas, cultura, pantanal e currículo.
Publicado
2018-08-23
Seção
Artigos / Articles/ Artículos