O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS ECONÔMICAS PARA KEYNES: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO 2010 – 2015

Autores

  • Ariana Cericatto da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Francisco Diétima da Silva Bezerra Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este artigo objetivou retomar a interpretação de Keynes em relação ao papel do Estado e a importância do mesmo na manutenção da estabilidade econômica. Resgatou-se os preceitos de política econômica de Keynes, fazendo uma análise da economia no período de 2010-2015. Destaca-se que Keynes acreditava na necessidade de um capitalismo dirigido e que na medida em que fosse eficiente, produziria um grande bem-estar e que conseguiria eliminar obstáculos como a desigualdade e o desemprego. Assim, como uma forma de reduzir as incertezas e controlar as flutuações do sistema capitalista, Keynes propõe que o Estado o fizesse através das políticas econômicas. No que se refere a economia brasileira de 2010 a 2015, percebeu-se que as políticas adotadas foram na contramão do preconizado por Keynes, houve desequilíbrio na dinâmica econômica do país, com sucessivas quedas no crescimento econômico, além de desajustes nas finanças públicas nacionais gerando desafios para os anos seguintes.

Biografia do Autor

Ariana Cericatto da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

Francisco Diétima da Silva Bezerra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Economia no Instituto Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

CERICATTO DA SILVA, A.; DA SILVA BEZERRA, F. D. O PAPEL DO ESTADO E AS POLÍTICAS ECONÔMICAS PARA KEYNES: UMA ANÁLISE PARA O PERÍODO 2010 – 2015. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 300–310, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/14173. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Economia & Desenvolvimento