A HEGEMONIA DO LEMA “APRENDER A APRENDER” NA ALFABETIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.189198

Autores

  • Fatima Aparecida de Souza Francioli FAFIPA
  • Ana Carolina Galvão Marsiglia UNESP
  • Newton Duarte UNESP

Palavras-chave:

Alfabetização, Construtivismo, Posicionamentos valorativos,

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar como a pedagogia construtivista chegou ao Brasil a partir da década de 1980 e, ao ser adotada pelas políticas públicas educacionais, tornou-se hegemônica nas séries iniciais do Ensino Fundamental, principalmente no processo da alfabetização. Sob a concepção da Psicogênese da língua escrita, a alfabetização se desmetodizou, estabelecendo, assim, um rompimento com os métodos de alfabetização considerados tradicionais. A desvalorização, pelo construtivismo, dos métodos de alfabetização, do ato de ensinar e do domínio técnico da língua escrita pela criança leva, inevitavelmente, à desvalorização do trabalho do professor e a constantes resultados insatisfatórios apontados pelas próprias avaliações governamentais no que se refere ao domínio da língua escrita pelos alunos do Ensino Fundamental. Nesse sentido, este artigo analisa criticamente a presença, na concepção construtivista de alfabetização, de quatro posicionamentos valorativos adotados pelas pedagogias do "aprender a aprender".

Biografia do Autor

Fatima Aparecida de Souza Francioli, FAFIPA

Docente do Departamento de Educação da FAFIPA

Downloads

Publicado

2010-10-28

Como Citar

FRANCIOLI, F. A. de S.; MARSIGLIA, A. C. G.; DUARTE, N. A HEGEMONIA DO LEMA “APRENDER A APRENDER” NA ALFABETIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.189198. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 189–198, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2885. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos