O VIÉS PUBLICITÁRIO EM UM PERIÓDICO PARA IMIGRANTES: A GAZETA POLACA NO BRASIL, ENTRE O IDENTITÁRIO E O COMERCIAL. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0006

Autores

  • Jonathan de Oliveira Molar UEPG

Palavras-chave:

imigração polonesa, imagens, propagandas

Resumo

O presente artigo tem como intuito analisar a imigração polonesa para o Brasil, com ênfase nas peças publicitárias presentes na revista Gazeta Polaca no Brasil (1937), enquanto mecanismo de divulgação e de consumo, para o público polonês, de casas comerciais brasileiras. Para tanto, o edifício e o referencial teórico adotados nessa pesquisa concentram-se no entrelaçar entre imigração polonesa, imagens e publicidade, amparando-se em autores renomados sobre tais temáticas, como, por exemplo: Neda Doutsdar, Boris Kossoy, Olga Brites, entre outros. A ferramenta metodológica utilizada para a análise das peças publicitárias é a noção de representação, principalmente, com base nas considerações de Roger Chartier e Bronislaw Baczko. Deste modo, a revista, cuja publicação era direcionada para os imigrantes poloneses que desembarcavam na América Platina, apresentava no seu corpo a divulgação de produtos comerciais que se tornavam fontes de renda para a manutenção do periódico, ao mesmo tempo em que disseminava em suas páginas bens de consumo de casas comerciais para um público numeroso, o imigrante. Pretende-se, pois, analisar como se davam as relações entre consumo e imigrantes, mediadas pelo referido periódico.

Biografia do Autor

Jonathan de Oliveira Molar, UEPG

Graduado em História e Mestre em Educação pela UEPG; Graduando em Direito pela UEPG; Doutorando em Educação pela UFPR; Docente do Departamento de História (DEHIS) da UEPG.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Como Citar

MOLAR, J. de O. O VIÉS PUBLICITÁRIO EM UM PERIÓDICO PARA IMIGRANTES: A GAZETA POLACA NO BRASIL, ENTRE O IDENTITÁRIO E O COMERCIAL. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0006. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 55–65, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/2975. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos