COMO REPENSAR O JORNALISMO A PARTIR DA PAUTA SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS DA COBERTURA DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS PELA MÍDIA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0002

Autores

  • Marta Regina Maia Universidade Federal de Ouro Preto
  • Hila Rodrigues
  • Ana Paola de M. Amorim Valente

Palavras-chave:

Jornalismo, cobertura e pauta social

Resumo

Este artigo pretende discutir as implicações da exclusão ou inclusão da pauta social na mídia. A despeito do que aconteceu com outras áreas do jornalismo que geraram especializações, como o jornalismo econômico e o político, a ampliação do espaço das políticas públicas sociais nas agendas públicas não se fez acompanhar pelo proporcional espaço nas coberturas diárias. Esta discussão apresenta uma série de questionamentos sobre o fazer jornalístico dentro de um contexto de refl exões sobre critérios que têm tradicionalmente orientado a produção jornalística. Pensar sobre o espaço da pauta social requer refl exões que, neste artigo, são feitas a partir de um diagnóstico da mídia impressa, mas que pode se estender para outros suportes, com potencial para questionar reformulações de critérios de seleção e hierarquização de notícias.

Biografia do Autor

Marta Regina Maia, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Comunicação-Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), graduação em História – Bacharelado e Licenciatura – pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1993) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professora Adjunta II e coordenadora do curso de Jornalismo, da Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Como Citar

MAIA, M. R.; RODRIGUES, H.; VALENTE, A. P. de M. A. COMO REPENSAR O JORNALISMO A PARTIR DA PAUTA SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS DA COBERTURA DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS PELA MÍDIA. Doi: 10.5212/PublicatioCi.Soc.v.19i1.0002. Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 17–25, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/3099. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos