Ensinando a história da China: como fazer?
Teaching history of China: how to make?

André Bueno (UERJ)

Resumo


Neste breve ensaio, buscaremos discutir algumas possibilidades sobre o Ensino de História da China no Brasil. Tema praticamente desconhecido no âmbito universitário, a história da civilização chinesa foi deixada de fora dos currículos acadêmicos; todavia, a expansão da China no mundo atual força uma inevitável revisão desses parâmetros. Em nosso texto, buscaremos apresentar alguns expedientes metodológicos para realizar esse trabalho, voltado principalmente para o Ensino Básico - linha de frente no desafio do ensino brasileiro.

 

 

 In this brief essay, we will try to discuss some possibilities about Teaching Chinese History in Brazil. Subject virtually unknown in the university, the history of Chinese civilization has been left out of academic curricula; however, China's expansion into the world today forces an inevitable revision of these parameters. In our text, we will try to present some methodological expedients to carry out this work, focused mainly on Basic Education - the front line in the challenge of Brazilian education.

 

 

 En este breve ensayo, buscaremos discutir algunas posibilidades sobre la Enseñanza de Historia China en Brasil. Tema prácticamente desconocido en el ámbito universitario, la historia de la civilización china fue dejada fuera de los currículos académicos; sin embargo, la expansión de China en el mundo actual fuerza una inevitable revisión de esos parámetros. En nuestro texto, buscaremos presentar algunos expedientes metodológicos para realizar ese trabajo, orientado principalmente a la Enseñanza Básica - línea de frente en el desafío de la enseñanza brasileña.


Palavras-chave


China, Ensino de História, Sinologia

Texto completo:

PDF

Referências


*O uso do sinal ‘–‘ é um convenção sinológica que equivale aos períodos representados por ‘a.C.’; quando se utiliza o sinal ‘+’, ou não se utiliza qualquer sinal antes da numeração, significam ‘d.C.’ essa convenção é adotada por alguns autores em respeito as culturas asiáticas, e achei interessante apresentá-lo nesse texto.

AMRESTO, Felipe. Ideias que mudaram o mundo. São Paulo: Arx, 2004.

ARMESTO, Felipe. Milênio - uma história de nossos últimos mil anos. Rio de Janeiro: Record, 1999.

BLUNDEN, C. & ELVIN, M. China. in Grandes Impérios e Civilizações. Lisboa; Edições Del Prado, 1997.

BRAUDEL, Fernand. Gramática das Civilizações. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BUENO, André. Mirações do Celeste. União da Vitória: Projeto Orientalismo, 2008.

CZEPULA, Kamila. A China nos livros didáticos: o estado de uma questão in BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria [org.] Um Pé de História: estudos sobre aprendizagem histórica. Rio de Janeiro/União da Vitória: Edição Especial Ebook LAPHIS/Sobre Ontens, 2017. P.193-196.

FERGUSON, Niall. Civilização: Oriente x Ocidente. São Paulo: Planeta, 2012.

FOCHESATTO, Cyanna História da Ásia e interdisciplinaridade na educação básica: um duplo desafio. In BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; NETO, José Maria [orgs.] Vários Orientes. Rio de Janeiro/União da Vitória; Edições Sobre Ontens/LAPHIS, 2017. 71-76.

FULLMAN, Joe. Chineses Antigos. São Paulo: Ciranda Cultural, 2013.

GERNET, J. O mundo Chinês. Lisboa: Cosmos, 1979.

GRANET, Marcel. La Féodalité Chinoise. Paris: Imago, 1981.

HARTOG, François. Crer em história. Belo Horizonte, Autêntica, 2017

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LAI, Po Kan. Os Chineses. São Paulo: Melhoramentos, 1991.

LAOZI Daodejing. São Paulo: Hedra, 2002

MIRIBEL, Jean. & VANDERMEERSCH, Leon. Sabedorias chinesas. Lisboa: Piaget, 2010

MORTON, W. China - História e Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

ROBERTS, J. História da China. São Paulo: Grafia, 2012.

RONAN, Colin. História Ilustrada da Ciência de Cambridge. RJ: Zahar, 1987 volumes 1-4.

WANG, Tao. Explorando a China. São Paulo: Ática, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2177-6644.20170020

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História | PPGH |
UNICENTRO | Campus de Irati - PR
BR 153 | Km 07 | Caixa Postal 21 | CEP 84500-000 | Riozinho | Irati/PR
(42) 3421-3129 | Email: ppgh.unicentro@gmail.com
https://www3.unicentro.br/ppgh/