Cecilia Meireles e a laicidade: uma intelectual no debate educacional nos anos 1930<br><i>Cecilia Meireles and secularism: an intellectual in the educational debate in the 1930s<br><i>Cecilia Meireles y la laicidad: una intelectual en el debate educativo

Autores

  • Federico José Alvez Cavanna (UNESPAR) Unespar/Campus de Paranaguá
  • Lais Araujo Leite (UNESPAR) Unespar, campus Paranaguá.

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20180021

Resumo

Cecilia Meireles teve uma intensa intervenção política nos debates em relação a “questão da laicidade” que aconteceram na década de 1930 enfrentando o decreto 19.947 do “Sr. Ditador” e do Ministro Francisco Campos que determinou -em 1931- o retorno do ensino religioso na escola pública brasileira. Utilizamos como fonte documental os textos que a intelectual publicou na sua coluna Página de Educação do Jornal Diário de Notícias de Rio de Janeiro entre 1931 e 1933. Nos interessa destacar a noção do conceito de “escola laica” que defendia Meireles e seus principais pontos de antagonismo com o projeto de Vargas. Também seu papel como mulher e intelectual no enfrentamento a concepções “dogmáticas” que impunham e geravam segregações na escola e na sociedade brasileira na disputa de interesses em relação ao espaço público escolar

Abstract: Cecilia Meireles had an intense political intervention in the debates regarding the "secular issue" that happened in the 1930s facing 19.947 decree of "Mr. Dictator "and the Minister Francisco Campos who determined - in 1931 - the return of religious education in the Brazilian public school. We used as documentary source the texts that the intellectual published in her column Education Page of the Newspaper of Rio de Janeiro’s Journal between 1931 and 1933. Our proposal is to evidence the notion of the "secular school" concept that defended Meireles and its main points of antagonism with Vargas’ project. Moreover, her role as a woman and intellectual in the confrontation with "dogmatic" conceptions that imposed and generated segregation in the Brazilian school and society in the contest of interests corcerning the public school space.

Keywords: Secularism. Intellectual history. Cecilia Meireles.

Resumen: Cecilia Meireles tuvo una intensa intervención política en los debates en torno a la “cuestión de la laicidad” que acontecieron en la década de 1930 enfrentando al decreto 19.947 del “Sr. Dictador” y del Ministro Francisco Campos que determinó -en 1931- el retorno de la enseñanza religiosaen la escuela pública brasileña. Utilizamos como fuente documental los textos que la intelectual publicó en su columna Página de Educação del Diario de Noticias de Rio de Janeiro entre 1931 y 1933. Nos interesa destacar la noción del concepto de “escuela laica” que defendía Meireles e sus principales puntos de antagonismo conel proyecto de Vargas. También su papel como mujer e intelectual en el enfrentamiento a concepciones “dogmáticas” que imponían segregaciones en la escuela y en la sociedad brasileña en la disputa de intereses en relación al espacio público escolar.

Palabras clave: Laicidad. Historia de los intelectuales. Cecilia Meireles.

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Biografia do Autor

Federico José Alvez Cavanna (UNESPAR), Unespar/Campus de Paranaguá

Possui graduação em História pelo Instituto de Profesores Artigas (Montevideo, 2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2009) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná no campus de Paranaguá e professor permanente no Mestrado ProfHistória na Unespar campus de Campo Mourão. Tem experiência na área de Didática, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática da história, ensino de história, a história do conceito de laicidade.

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Publicado

2019-02-12

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