A gênese e o processo de desenvolvimento social e econômico da aglomeração urbana de fronteira de Uruguaiana/BR e Paso de los Libres/AR

Autores

  • Cláudia Heloiza Conte Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Dinâmica, aglomeração urbana, formação socioespacial

Resumo

Este trabalho pretende compreender como se deu a gênese das cidades de Uruguaiana/RS (Brasil) e Paso de los Libres (Argentina), além de analisar a dinâmica social e econômica das mesmas na atualidade. Para tanto, são abordados os processos de colonização e formação das cidades, especialmente durante o século XIX, o início das atividades econômicas, como pecuária, comércio e rizicultura, e seus desdobramentos no decorrer do tempo. Busca-se, através da categoria de formação socioespacial, entender a dinâmica desta aglomeração urbana de fronteira. Verificou-se que, o setor terciário possui importância fundamental do ponto de vista dos empregos gerados, embora o maior destaque neste conjunto são os serviços de transporte ligados a Estação Aduaneira. Mesmo sendo o câmbio elemento primordial para a determinação do fluxo comercial entre a população dessas cidades, o comércio e os serviços comandam a dinâmica no sentido de empregos gerados e, juntamente com a pecuária, constitui-se em atividade econômica que mantem a formação socioespacial desta aglomeração urbana de fronteira.

Downloads

Publicado

2019-09-21

Como Citar

CONTE, C. H. A gênese e o processo de desenvolvimento social e econômico da aglomeração urbana de fronteira de Uruguaiana/BR e Paso de los Libres/AR. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 287–307, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/10399. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos