AS PRAÇAS DE MAMBORÊ,PR, BRASIL: ANÁLISE DAS CATEGORIAS ESTRUTURA, FORMA E FUNÇÃO

Autores

  • Tatiane Monteiro Ré Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão.
  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão.

Palavras-chave:

Praça, Funcionalidade, Espaço Público, Estruturas, Acessibilidade.

Resumo

As praças enquanto espaços públicos constituíram ao longo da história importantes referenciais urbanos de convivência, desempenhando várias funções, como a estética, ambiental, simbólica e social. A investigação teve como objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê, no sul do Brasil, através das categorias de análise espacial propostas por Milton Santos: estrutura, função e forma. Utilizou-se pesquisa qualitativa e quantitativa para levantamento dos equipamentos e estruturas seguidas de enquete de opinião dos usuários. Os resultados indicam que a acessibilidade é fundamental para a apropriação das praças, assim a manutenção e organização pelo poder público são essenciais para tornar os espaços mais convidativos, garantindo o acesso e uso coletivo.

Biografia do Autor

Tatiane Monteiro Ré, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão.

Graduada em Geografia pela UNESP. Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná-Campus Campo Mourão. Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá.

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus Campo Mourão.

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista- Campus de Presidente Prudente.

Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Interdiciplinar Sociedade e Desenvolvimento.  Atua nas áreas de Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2019-09-21

Como Citar

RÉ, T. M.; BOVO, M. C. AS PRAÇAS DE MAMBORÊ,PR, BRASIL: ANÁLISE DAS CATEGORIAS ESTRUTURA, FORMA E FUNÇÃO. Terr@ Plural, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 322–346, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/11201. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos