ENTRE A FORMA E O PRODUTOR DO EDIFÍCIO: O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO URBANA EM VALPARAÍSO DE GOIÁS, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

artigo

Resumo

Este artigo analisa o processo de verticalização urbana nas principais morfologias do processo identificando os principais produtores da verticalização urbana numa cidade média goiana. Por meio das categorias analíticas do espaço discutidas por Milton Santos e de incursões em campo observou-se que a forma privilegiada neste processo foi o edifício de quatro pavimentos no interior de condomínios, produzidos em série por um grupo bastante específico de empresas com atuação em escala regional e nacional.

Biografia do Autor

Joesley Dourado, Universidade de Brasília-UnB

Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Faculdade Projeção. Especialização em Gestão Pública pela AVM em convênio com a Universidade Cândido Mendes. Especialização em Letramento Informacional pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Linha de Pesquisa: Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional.

Fernando Luiz Araújo Sobrinho, Universidade de Brasília, UnB

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Atualmente é membro do núcleo docente estruturante do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília, professor associado I da Universidade de Brasília e coordenador geral do curso geografia ead uab da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, turismo, geografia do distrito federal e entorno.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

DOURADO, J.; ARAÚJO SOBRINHO, F. L. ENTRE A FORMA E O PRODUTOR DO EDIFÍCIO: O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO URBANA EM VALPARAÍSO DE GOIÁS, BRASIL. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–20, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13203. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos