CIDADES MÉDIAS NA AMAZÔNIA: AMPLIANDO PERCEPÇÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE TERRITORIAL DE PARINTINS, AM, BRASIL

Autores

  • Estevan Bartoli Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Parintins, AM
  • Tatiana Schor Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus, AM
  • José Aldemir de Oliveira Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus, AM (in memoriam)

Palavras-chave:

artigo

Resumo

Objetivamos incorporar novas dimensões às discussões até então realizadas na construção da noção de responsabilidade territorial, inserindo três vertentes que indicam a importância de Parintins no ordenamento territorial sub-regional da Amazônia. Para isso, agrega-se o conceito de Sistema Territorial Urbano-ribeirinho (STUR) e sua proposta metodológica. A primeira vertente incorporada é relativa à presença de instituições na cidade, propiciando outras formas de organização social como os coletivos organizados que se beneficiam dessa densidade de relações territoriais, ressaltando o papel de mediação política. A segunda refere-se à função de Parintins enquanto centro distribuidor comercial sub-regional consolidado por meio do fortalecimento de empresas comerciais e sistemas territoriais de distribuição por transporte fluvial. Por fim, a responsabilidade ambiental que decorre da intensificação da absorção de produtos regionais pela cidade relacionados aos principais sistemas territoriais existentes na cidade: madeira e pesca.

 

Biografia do Autor

Estevan Bartoli, Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Parintins, AM

Professor da Universidade do Estado do Amazonas - campus de Parintins, possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2001), especialização em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e é doutor em geografia pela UNESP de Presidente Prudente (2017) com estágio ("sanduíche") na Universidade Ca´ Foscari de Veneza. Realiza pesquisas nas áreas de geografia urbana e análise territorial, com ênfase em sistemas territoriais para o desenvolvimento territorial em cidades na Amazônia. Líder do Núcleo de Estudos Territoriais da Amazônia (NETAM) e Bolsista Produtividade pela Universidade do Estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

BARTOLI, E.; SCHOR, T.; OLIVEIRA, J. A. de. CIDADES MÉDIAS NA AMAZÔNIA: AMPLIANDO PERCEPÇÕES SOBRE A RESPONSABILIDADE TERRITORIAL DE PARINTINS, AM, BRASIL. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–22, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13253. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos