A CONSTITUIÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES NA CIDADE DE ERECHIM-RS, RS, BRASIL E O PLANEJAMENTO DA PAISAGEM

Autores

  • Angela Favaretto Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS
  • Daiane Regina Valentini Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Erechim, RS https://orcid.org/0000-0002-3137-8386
  • Andréia Saugo Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS
  • Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ https://orcid.org/0000-0002-3801-8017

Palavras-chave:

artigo

Resumo

Pretendeu-se compreender a constituição dos Espaços Livres (ELs) na cidade de Erechim, particularmente aqueles de caráter público, sua relação com a morfologia urbana e os seus principais agentes de produção. Empregou-se sobreposição de mapas e dados em ambiente SIG e análises qualitativas e exploratórias. Foi observada desarticulação nos ELs surgidos partir de processos de parcelamento do solo e esses ELs não apresentam infraestrutura adequada para apropriação social. Conclui-se também que existe grande potencial para conectar os ELs estudados com a linha férrea desativada e se apresenta uma proposta para conformar um Sistema de Espaços Livres (SEL).

Biografia do Autor

Angela Favaretto, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau, FURB (2004/II-2010/I), Blumenau, Brasil, mestrado (2012) e doutorado (2017) pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Professora de Magistério Superior cargo efetivo na UNOCHAPECO (2012-2015) e atualmente é Professora de Magistério Superior em regime 40h dedicação exclusiva na UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim - RS, no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Desde 2012 participa do Grupo de Pesquisa em Arquitetura, Paisagem e Espaços Urbanos ? CNPq. Pesquis a temática da estrada e da paisagem.

Daiane Regina Valentini, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Erechim, RS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Geomática pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é doutoranda em Arquitetura pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura DINTER UFRJ/UFFS. Atua como Professora Magistério Superior no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Erechim. Como pesquisadora, está inserida no Grupo de Pesquisa CNPQ Planejamento da Paisagem e Sistema de Espaços Livres IntraUrbanos - UFSM. De 2009 -2016 atuou como professora de ensino superior na região de Chapecó-SC. Em cursos de graduação: nas áreas de Desenho e Geometria Descritiva, Expressão gráfica Projeto Arquitetônico, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Geoprocessamento e Sistema de Informações Geográficas. Atuou em Cursos de especialização da UNOESC e UNOCHAPECÓ nas áreas de Geoprocessamento e Planejamento Urbano e Regional. De 2009 a 2016 atuou como arquiteta e urbanista do quadro efetivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Chapecó-SC, onde atuou nos Departamentos: Elaboração de Projetos, Geoprocessamento, Mobilidade Urbana e Obras Públicas.

Andréia Saugo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim-RS

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão gráfica, projeto arquitetônico, construção civil e sustentabilidade social.

Andrea Queiroz da Silva Fonseca Rego, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, FAU-UFRJ (2018-2022). Professora Associada do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente (DPUR-FAU-UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, PROARQ-UFRJ. Desenvolve pesquisas na linha de Cultura, Paisagem e Ambiente Construído que contam com fomentos da FAPERJ e CNPq. Integrante dos grupos de pesquisa: Qualidade do lugar e paisagem - ProLUGAR e Sistemas de Espaços Livres do Rio de Janeiro - SEL-RJ. Atua em Projetos Urbanos e da Paisagem, tanto em consultorias quanto em parcerias interinstitucionais.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

FAVARETTO, A.; VALENTINI, D. R.; SAUGO, A.; REGO, A. Q. da S. F. A CONSTITUIÇÃO DOS ESPAÇOS LIVRES NA CIDADE DE ERECHIM-RS, RS, BRASIL E O PLANEJAMENTO DA PAISAGEM. Terr@ Plural, [S. l.], v. 14, p. 1–23, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/tp/article/view/13313. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cidades Médias de Hoje e do Futuro v.II - artigos