O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista UniLetras não cobra taxas para processamento de artigos.

O trabalho submetido à revista deve trazer importante contribuição no âmbito das pesquisas científicas em formação, fomentando discussões, debates e fortalecimento da crítica nas áreas das Letras.

São recebidos textos – nos gêneros artigo, ensaio, entrevista, resenha, documento, depoimento tradução – de autores com titulação mínima de Mestrado. Graduandos e graduados podem submeter seus textos somente se em coautoria com Doutor, Doutorando ou Mestre.

a) O artigo ou resenha deverá ser inédito.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

c) Extensão: os artigos deverão ter de 10 (dez) a 20 (vinte) páginas, em espaço simples; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 (quatro) e 7 (sete) páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 (cinco) anos.

d) Os textos poderão ser redigidos em português, inglês, francês ou espanhol. Nos últimos 3 (três) casos, os textos deverão ser acompanhados de resumo e palavras-chave em português.

e) Título: os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho em português e em inglês, ou na língua escolhida para a redação do artigo.

f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras) e um abstract em inglês com igual teor, contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. Os resumos deverão apresentar 3 (três) palavras-chave/keywords.

g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e a titulação do professor orientador.

h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).

j) Abaixo de gráfico, tabela, fotografia e demais imagens, deve constar referência à fonte. Caso elaborado pelo autor, deve ser referenciado como "elaboração própria".

k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.

 

A avaliação do manuscrito é realizada por pares, de forma duplo-cega ("double blind review"). A Revista UNILETRAS submeterá cada original sem identificação da autoria a dois membros do Conselho Editorial, cujos nomes permanecerão em sigilo. Com base nos pareceres emitidos, o Conselho Executivo da UNILETRAS poderá recusar ou reapresentar os trabalhos aos autores, com sugestões, para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista.

Artigos Tema Livre

Insira aqui a política desta seção

Dossiê temático

Publicação de artigos de acordo com o tema sugerido em cada número da Revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.