TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO: UM GÊNERO DO DISCURSO PARA A INVESTIGAÇÃO SOBRE IDENTIDADES SOCIAIS EM LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i1.10516

Palavras-chave:

Estágio curricular, identidade social, Linguística Aplicada, termo de compromisso de estágio

Resumo

Este ensaio tem por objetivo abordar o uso do gênero Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em estudos sobre a constituição da identidade social dos estudantes de cursos técnicos de nível médio. Apoia-se nas concepções de Bakhtin sobre gênero do discurso, sujeito e identidade, bem como nos princípios teórico-metodológicos da Linguística Aplicada e nos Estudos Culturais para a compreensão das identidades no cenário da pós-modernidade, com suas mudanças na forma de interpretar o mundo e na construção de significados. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais e as reflexões decorrentes sugerem que TCEs são fontes relevantes para o estudo sobre identidades sociais dos estudantes de cursos técnicos de nível médio.

 

Biografia do Autor

Rosana Aparecida de Mello Garcia, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da UFSC; TAE na Coordenadoria de Estágios do IFSC – Câmpus Florianópolis.

Ana Maria Bonk, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da UFSC; Professora de Espanhol no IFSC – Câmpus Chapecó.

Downloads

Publicado

2018-10-18