O multiletramento e as novas tecnologias educacionais: alguns apontamentos em relação ao ensino da Língua Inglesa

Autores

  • Lucilea Kalva Centro Universitário de Maringá ( Unicesumar)
  • Silvio Ruiz Paradiso Centro Universitário de Maringá ( Unicesumar)

Resumo

Como parte da rotina das pessoas atualmente a tecnologia participa de quase todos os processos sociais, inclusive do (multi)letramento no cotidiano escolar. Desta forma, este estudo tem por objetivo analisar e discutir como o multiletramento vem sendo trabalhado juntamente com as novas tecnologias educacionais e as TIC, especificamente no âmbito do ensino da Língua Inglesa. Para tanto abordamos autores como: Rojo (2012; 2013), Lankshear (2011), Lima (2009), entre outros. Essa pesquisa é de caráter bibliográfico, tendo em vista que nela é feito um apanhado de textos já escritos sobre os temas em questão. Entende-se que é de suma importância o uso das novas tecnologias e do multiletramento no ensino da língua inglesa, pois assim, fazemos com que o educando possa utilizar seu dia-a-dia tecnológico, juntamente com os temas teóricos abordados em sala de aula, unindo teoria e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Multiletramento, TIC, Inglês.

Biografia do Autor

Lucilea Kalva, Centro Universitário de Maringá ( Unicesumar)

Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Especialista pela Unicesumar de Maringá. Professora de Línga Inglesa.

Silvio Ruiz Paradiso, Centro Universitário de Maringá ( Unicesumar)

Pós-Doutorado em Letras/Literatura (USP). Doutor em Letras com ênfase em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e sócio da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. Teve condução direta ao doutorado em 2010 com louvor. Atua na área de interfaces entre Educacão, Letras e Cultura. Professor da Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR).

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos Tema Livre