ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE RAÇA, GÊNERO E CLASSE SOCIAL EM UM LIVRO DE ESPANHOL

Autores

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre a representação das imagens em relação à raça, gênero e classe social do livro didático de Espanhol, 1º Libro do Ensino Médio, da coleção: Síntesis (IVAN MARTÍN, 2010).  O interesse desse estudo se deu através de discussões e reflexões durante uma disciplina[1] do Mestrado sobre a importância de analisar o livro didático como instrumento pedagógico. Tal discussão nos possibilitou refletir sobre “Qual a relevância das representações visuais em relação à raça, gênero e classe social encontradas em um livro didático de Espanhol?”, sendo essa nossa pergunta de pesquisa. Para nos dar suporte, partimos do estudo da Lei 10.639/03 e sua importância na área educacional e de outras pesquisas, como Ferreira (2014), que apresenta reflexões sobre as políticas do livro didático e também suas contribuições sobre as identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. A metodologia utilizada foi análise documental e bibliográfica. As questões abordadas neste artigo a partir da análise das imagens do livro didático Síntesis são relevantes por possibilitar que professores/as reflitam sobre o ensino/aprendizagem de língua estrangeira em uma perspectiva positiva quando relacionada à raça, gênero e classe social contribuindo para a desconstrução de estereótipos que denotem ideologias expressas em conceitos de racismo, preconceito e discriminação.

 

[1] Disciplina de “Formação de professoras/es de Línguas, Identidade Profissional e Letramento Racial” ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (Mestrado) na Universidade Estadual de Ponta Grossa, ministrado pela Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira.

 

Biografia do Autor

Keila de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia (UEPG)

Mestre em Estudos da Linguagem- Área de concentração: Linguagem, Identidade e Subjetividade (UEPG)

Letícia Camargo Ferreira Netto

Possui graduação - Faculdades Integradas de Itararé (2010). Atualmente é professora de espanhol do Instituto de Idiomas Yázigi, Professora de espanhol e Língua Portuguesa no ensino médio e técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza , Professora de Espanhol no Centro de Estudos de Línguas- peb.II- cat.o - Secretaria da Estado da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Portugês/Espanhol.

Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui Pós doutorado (2015), e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2020-04-15