O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003

Autores

  • Flávia Rodrigues Lima Rocha Universidade Federal do Acre - Ufac

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a participação do negro no livro de História da Educação Básica e como a Lei 10.639/2003 tem influenciado a renovação do discurso a respeito desse sujeito. Para desenvolver este trabalho escolheu-se a coleção mais pedida pelas escolas brasileiras, por meio do Programa Nacional do Livro Didático, em sua última edição para o Ensino Médio, História. Estas edições foram analisadas em seus textos, imagens e os conteúdos, numa comparação entre as duas. Sabe-se que nenhum livro didático é ingênuo, antes representa ideologias a serem ensinadas nas escolas (Bittencourt, 2009). Sendo assim, verificou-se pouca mudança de uma edição para outra, bem como muito da ideologia europeia a predominar nos conteúdos e nas abordagens de seus diferentes assuntos, apesar de perceber-se também um esforço das editoras em se adequar às legislações exigidas pelo PNLD.

Biografia do Autor

Flávia Rodrigues Lima Rocha, Universidade Federal do Acre - Ufac

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de História, da Universidade
Federal do Acre (Ufac), onde coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac) e o Laboratório de Pesquisa Observatório de Discriminação Racial (ODR/Ufac).

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Publicado

2020-04-15