“NOVO ENSINO MÉDIO. QUEM CONHECE APROVA!”: DERIVAS DE SENTIDOS EM UM DISCURSO DE (DES) APROVAÇÃO

Autores

Resumo

A conflituosa mudança de governo no ano de 2016 no Brasil culminou no desmonte de diversas políticas públicas educacionais, a exemplo da reforma do ensino médio. Para estabilizar os sentidos do discurso de aprovação dessa reforma, o governo divulgou diversas propagandas. Objetivamos analisar o funcionamento do discurso presente nessas propagandas e discorrer sobre a dualidade educacional no Brasil, procurando compreender as derivas de sentidos de aprovação. Faz-se um estudo bibliográfico com interlocução com autores que pesquisam sobre políticas educacionais como Frigotto (2001), Gramsci (2004), Kuenzer (2007), Neves (2008). A Análise do Discurso de vertente pecheutiana foi base para análise dos efeitos discursivos. Essa reforma contribui para formar subjetividades flexíveis no contexto do capitalismo em crise e aprofunda as desigualdades sociais.

Biografia do Autor

Simone Natividade Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL), Especialista em Educação em Direitos Humanos - Faculdade de Direito (UFAL/2012) e Graduação em Letras pela Faculdade de Letras (UFAL/2006). 

Fernanda Valeria do Nascimento Borba, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente é estudante do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea na mesma Universidade. Desenvolve pesquisa na área de História e Política da Educação, com destaque para relação: trabalho, educação e sociedade.

Josenilda Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL). Mestra em Educação (UFAL/2019). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola (UFAL/2016). Graduação em Serviço Social (UFAL/2013). Integra o quadro de servidores da Universidade Federal de Alagoas. Atua principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas; Análise do Discurso (de vertente francesa pecheuxtiana); História da educação brasileira (com ênfase no Ensino Médio); Relações Étnico-raciais; Gênero e Diversidade; Direitos Humanos.

Deyvid Braga Ferreira

Doutorando em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL). Mestre em Educação (PPGE/UFAL), integrando o grupo de pesquisas sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (UFAL/GEPE - CEDU), na linha de pesquisa História e Política da Educação na UFAL. Especialista em Mídias na Educação (UFAL/2016). Especialista em Direito Processual (ESMAL/2006). Formado em Direito/ Ciências Jurídicas e Sociais (FADIMA/ CESMAC-AL - 2005). Integra o quadro da Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC-AL -2003).

Downloads

Publicado

2021-10-28

Edição

Seção

Artigos Tema Livre