Apócope do "r" em graduados de uma cidade dos Campos Gerais, no Paraná: análise sociolinguística. DOI: 10.5212/Uniletras.v.33i2.0006

Autores

  • Vanessa Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Vanessa Veis Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO
  • Loremi Loregian-Penkal Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i2.1817

Palavras-chave:

sociolinguística, apócope do “r”, faixa etária

Resumo

A sociolinguística há muito tempo vem estudando a língua de acordo com as perspectivas da evolução cultural e a adaptação que esta língua percorre na sociedade em determinado tempo. Na pesquisa aqui proposta buscou-se analisar e descrever a queda do apócope “r” no final das palavras na linguagem dos falantes nativos da cidade de Irati-PR. A amostra foi composta por oito falantes divididos em dois grupos, um de faixa etária entre 20 à 35 anos, e o outro de faixa etária de 35 à 50 anos. Os falantes foram estratificados de acordo com gênero, faixa etária e sexo, e os focos de analise concentraram-se na tonicidade e no contexto fonológico seguinte. Após a análise e a interpretação dos dados, concluímos que a queda do apocope do “r” esta diretamente relacionada a idade, desde modo quando menor a idade do entrevistado maior o apagamento da apocope.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO; Bolsista de Iniciação Científica voluntária.

Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO; Bolsista de Iniciação Científica em Linguística com fomento do CNPQ.

Loremi Loregian-Penkal, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutora em Linguística; Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2012-10-11

Edição

Seção

Artigos Tema Livre