AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UM LUGAR PARA A SUBJETIVIDADE

Autores

  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v30i1.192

Resumo

Este artigo é uma revisão de trabalhos que se inserem na perspectiva interacionista em aquisição de linguagem, com o objetivo de mostrar em que esse campo teórico pode auxiliar numa reflexão sobre a relação entre a criança e a escrita e, conseqüentemente, sobre o ensino de língua materna, especialmente nos anos iniciais de escolarização.

 

Palavras-chave: Interacionismo. Interpretação. Escrita. Funcionamento lingüístico-discursivo.

 

This paper is a revision of interactionist works in Language Acquisition. It aims to show that researches in the fi eld of interactionism may offer a refl ection on the relation between children and writing, and consequently, on the teaching of the first language, especially during the first school years.

 

Keywords: Interactionism. Interpretation. Linguistic-discoursive functioning.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Tema Livre