A diáspora de Maria: relações sincréticas e culturais entre Nossa Senhora, Kianda e Nzuzu em o outro pé da sereia, de Mia Couto. DOI: 10.5212/Uniletras.v.33i2.0004

Autores

  • Silvio Ruiz Paradiso Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v33i2.2384

Palavras-chave:

sincretismo, religiosidade, Literatura africana, pós-colonialismo

Resumo

Nascida na Galiléia, Maria tornar-se-ia o maior ícone feminino do cristianismo. Contudo, séculos depois, sua imagem cruza os mares, dentro de caravelas portuguesas como patrona da colonização. Maria torna-se diaspórica e desemboca frente a outras divindades criando uma relação sincrética com estas - um mesmo registro de A diáspora de Maria: relações sincréticas e culturais entre Nossa Senhora, Kianda e Nzuzu em o outro pé da sereia, de Mia Couto. DOI: 10.5212/Uniletras.v.33i2.0004relação com o sagrado. A partir da colonização portuguesa na África, a religião também se tornou um forte elemento acultural. Os portugueses utilizando da autoridade religiosa impõem a fé cristã aos bantos, gerando assim uma crença híbrida e sincrética. Couto mostra como esse sincretismo uniu a ―África portuguesa desde a colonização até os dias de hoje, e como Nossa Senhora, a grande mãe cristã também passou por esse processo, tornando-se no romance as deusas das águas africanas. Nossa proposta é analisar este sincretismo entre a Virgem Maria, a sereia banto Kianda e a deusa dos rios moçambicanos Nzuzu, em O outro pé da sereia (2006), de Mia Couto. Nossa analise versará sobre de que forma o sincretismo subverte as relações entre colonizadores e colonizados e ao mesmo tempo resgata identidades e valores profundos do sujeito (pós)-colonial.

Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos Literários da UEL. Professor de Língua e Literatura Inglesa do CESUMAR;Membro do grupo de pesquisa sobre afro-descendência na literatura da UFMG/ UEL, líder do grupo Literatura,pós-colonialismo e Estudos Culturais CESUMAR; Consultor ad-hoc do International Journal of English and Literature (IJEL)

Downloads

Publicado

2012-10-11

Edição

Seção

Artigos Tema Livre