As representações sociais de estudantes de Ensino Fundamental Público sobre o ensino de Língua Inglesa

Autores

  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Didiê Ana Ceni Denardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.3949

Resumo

À luz da Teoria das Representações Sociais, este artigo apresenta um estudo sobre os sentidos vinculados ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa em estudantes do Ensino Fundamental do Sudoeste do Paraná. Seguindo os procedimentos de Spink (1995), os resultados da análise de 402 questionários, aplicados aos estudantes, mostram que os mesmos associam a ideia de aprendizagem de Língua Inglesa a três temas principais: “proficiência linguística,” “contato com o exterior” e “mercado de trabalho.” Esses, por sua vez, sugerem uma noção latente que vincula o conhecimento de Língua Inglesa à representação de “ascensão social,” distanciando-a das possibilidades contextuais dos estudantes.

Biografia do Autor

Ederson Henrique de Souza Machado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Pato Branco; Bolsista de Iniciação Científica/ Cnpq. Grupo de Pesquisa: Centro de Pesquisas e Apoio ao Desenvolvimento Regional (CEPAD)

Didiê Ana Ceni Denardi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Letras/Inglês e literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco; Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem (GEPEL) e Linguagem e Ensino (UEL/PR) – didiedenardi@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-09-03

Edição

Seção

Dossiê temático