Panorama das atividades propostas para as práticas de leitura nos LDs, segundo a concepção de Bakhtin

Autores

  • Juliana Cemin

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.3954

Palavras-chave:

livro didático, gênero do discurso, Bakhtin.

Resumo

Considerando os direcionamentos teórico-metodológicos propostos pelos PCNs, este trabalho tem como objetivo, à luz da teoria bakhtiniana, analisar como a noção de gênero do discurso vem se configurando nas práticas de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa. As atividades de práticas de leitura servem de amostra do universo que representam, e permitem, ainda que sumariamente, algumas conclusões. Assim, analisando as coleções selecionadas para esta pesquisa, observam-se problemas nas questões propostas para a compreensão e interpretação dos textos, pois são ainda superficiais, trata-se de uma leitura de reconhecimento, que fica na “superfície” do texto/enunciado e do gênero do discurso.

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Publicado

2013-09-03

Edição

Seção

Artigos Tema Livre