Em defesa da aprendizagem de inglês na escola pública: considerações sobre crenças de alunos adolescentes

Autores

  • Fernando Silvério de Lima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.3956

Palavras-chave:

crenças, adolescentes, língua inglesa

Resumo

Resumo: Neste artigo, analisamos algumas crenças de alunos adolescentes sobre a aprendizagem de inglês na escola pública. Como instrumentos, contamos primeiramente com um questionário semiaberto, complementado com notas e observações em campo. Os resultados analisados qualitativamente mostram que os alunos acreditam na possibilidade de aprender língua inglesa no próprio contexto mesmo em face de eventuais limitações contextuais. A escola pública é vista pela maioria dos alunos como melhor contexto para aprender, seguido pelos cursos particulares e viagens ao exterior. Outro fator observado é a relação intrínseca entre as crenças dos aprendizes e seu contexto, uma vez que enfatizam repetidamente o apreço pelo próprio ambiente de aprendizagem e rejeitam crenças de outrem que menosprezam a qualidade da escola pública e elevam a do ensino privado.

Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando do programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Crenças no ensino de línguas, teoria sociocultural e adolescência na aprendizagem de língua inglesa.

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Publicado

2013-09-03

Edição

Seção

Dossiê temático