O apartheid na literatura: a morte de um filho (1996), de Njabulo Ndebele

Autores

  • Silvio Ruiz Paradiso Universidade Estadual de Londrina
  • Samira Corrêa Chaim Centro Universitário de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.3996

Palavras-chave:

Literatura africana, pós-colonialismo, racismo, Apartheid

Resumo

A discriminação contra as pessoas negras não é um fato esquecido atualmente. O presente artigo analisa a denuncia contra o racismo e o Apartheid na literatura pós-colonial do escritor sul-africano Njabulo Ndebele, no conto “Death of a son” (1996) (“A morte de um filho”[2007]). Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica, sobretudo de cunho pós-colonial, pretende-se apresentar de que forma esse autor expõe as condições da pessoa negra no período de Apartheid, sua objetificação e anulação como sujeitos, frutos do processo colonial holandês e inglês na África do Sul, nas primeiras décadas do século XX.

Biografia do Autor

Silvio Ruiz Paradiso, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor de Literaturas em Língua Inglesa, do CESUMAR. Líder do grupo de pesquisa “Literatura, pós-colonialismo e Estudos Culturais”. Especialista em Religião e Pós-colonialismo.

 

Samira Corrêa Chaim, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Letras anglo-portuguesas, pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Membro do grupo de pesquisa “Literatura, pós-colonialismo e Estudos Culturais”.

Downloads

Publicado

2013-09-03

Edição

Seção

Dossiê temático