Vícios de Linguagem e Idiotismos: a fala como unidade de estudos nas gramáticas normativas brasileiras em língua portuguesa – 1881-1959

Autores

  • Ednei Souza Leal UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v34i2.4067

Palavras-chave:

Gramáticas tradicionais, Historiografia Linguística, Filosofia da Linguística

Resumo

Este artigo trata de algumas gramáticas da língua portuguesa produzidas no Brasil entre 1881 e 1959. O objetivo é o de mapear os capítulos sobre “vícios de linguagem” e “idiotimos” que, a nosso ver, guardam dados relevantes da “fala”, recorte da língua que não privilegiado por esse tipo de compêndio. Para além dos dados linguísticos inestimáveis, esses capítulos traziam, por trás, discussões políticas, acerca da chamada Língua Nacional.  Em última instância, através dos preceitos contemporâneos da Historiografia Linguística e da Filosofia da Linguística, buscamos neste trabalho demonstrar os valores desses velhos compêndios, e sua validade, se não epistemológica, históricas para os estudos sobre a linguagem no Brasil.

Biografia do Autor

Ednei Souza Leal, UFPR

Graduado em Letras-Licenciatura Plena pela UFPR em 2010, onde ainda é aluno regular do programa de Pós-Graduação, Mestrado em Letras, estudos linguísticos. Trabalha com pesquisa na área de História e Filosofia da Linguística sobre as obras gramaticais de Ernesto Carneiro Ribeiro e demais obras gramaticais do período (final do século XIX e início do século XX). Tendo concluído o programa de Iniciação Científica da UFPR no período de 2010/2011 com o tema: Pressupostos Epistemológicos nas Gramáticas de Ernesto Carneiro Ribeiro, sob a orientação da Professora Doutora Lígia Negri e a orientação informal do Professor Doutor José Borges Neto. Além disso, tem interesse pelas áreas de Variação linguística, história da língua portuguesa, linguística diacrônica e sintaxe diacrônica e histórica. Leciona desde 2009 em diversos colégios, atua como revisor textual. Ministrará no próximo semestre um Grupo de Estudos sob o o tema: Bases para Pesquisa em Linguística, como parte do programa da bolsa CAPES/Reuni.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Edição

Seção

Artigos Tema Livre