O MANIFESTO DA LITERATURA MARGINAL: O TEXTO “TERRORISMO LITERÁRIO”, DE FERRÉZ, E O PODER DE DESVENDAMENTO DO MUNDO E DE MOVIMENTO ARTÍSTICO DA LITERATURA PERIFÉRICA

Autores

  • Bianca do Rocio Vogler UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
  • Miguel Sanches Neto Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i1.5127

Palavras-chave:

“Terrorismo literário”. Literatura Marginal. Movimento Modernista Brasileiro.

Resumo

A proposta desse artigo é a de analisar o texto “Terrorismo literário”, de Ferréz, que integra o livro Literatura marginal: talentos da escrita periférica (2005), e se caracteriza pelo que poderíamos chamar de um “Manifesto da Literatura Marginal”, se estabelecendo com um sentido de desvendamento e de protesto perante fatores que permeiam a vida social e literária. Essa identificação relaciona-se com os textos modernistas “Manifesto da Poesia Pau-Brasil” (1924) e “Manifesto Antropófago” (1928), de Oswald de Andrade, destacando uma importância desse período da Literatura Brasileira na conquista de espaço no cenário artístico nacional pela Literatura Marginal. Para a realização da análise pretendida, considerou-se necessário, ainda, fazer uso de textos teóricos que embasam essa questão do engajamento na literatura. Tais textos são as obras Que é a literatura? (1993), de Jean-Paul Sartre, O grau zero da escritura (1971), de Roland Barthes, e Pode o subalterno falar?, de Gayatri Chakravorty Spivak.

Biografia do Autor

Bianca do Rocio Vogler, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Graduação no curso Licenciatura em Letras-Português/Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestranda do programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Miguel Sanches Neto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Letras pela FAFIMAN (1984-1986), especializou-se em Literatura Brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba 1989. Cursou o mestrado em Teoria Literária na Universidade Federal de Santa Catarina (1990-1992). É doutor em Letras pela Unicamp (1994-1998) e professor-associado de literatura brasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Foi Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Paraná (1999-2002), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (2003) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (2006-2010). Tem publicado artigos, ensaios e livros sobre autores nacionais, entre eles Manoel de Barros, Dalton Trevisan e Cecília Meireles. Suas áreas de atuação universitária são: literatura brasileira (do romantismo à contemporaneidade); formação do leitor literário; crítica literária; revistas literárias.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Edição

Seção

Dossiê temático