CAIO FERNANDO ABREU E NOUVEAU ROMAN – NARRATIVA E DISCURSO E SUA LITERALIDADE EM ANÁLISE NO CONTO “PONTO DE FUGA”

Autores

  • Marcelo Spitzner UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v35i2.5266

Palavras-chave:

Caio Fernando Abreu, Nouveau Roman, discurso, narrativa

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do conto “Ponto de Fuga”, do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. Este é considerado um escritor da contracultura, geração “desbunde” dos anos 970/80 e também, numa visão mais politizada, como ícone gay da literatura brasileira. Sua obra estabeleceu diálogo com várias correntes literárias de seu tempo, tais como a Beat Generation e o Realismo Mágico Latino-americano, e importantes escritores como Julio Cortazar, Clarice Lispector e Carlos  Drummond de Andrade. O conto em análise neste trabalho demonstra a presença do Nouveau Roman, experiência formal surgida na França no período do pós-guerra, que se posiciona contra as formas tradicionais de romance, considerando caducas as noções de personagem e história. Para execução da análise do conto foram utilizados os pressupostos teóricos da Narratologia, da Análise do Discurso e da Pragmática.

Biografia do Autor

Marcelo Spitzner, UFSC

Graduação em Letras - Português - Francês - UEPG

Mestre em Literatura - UFSC

Doutorando no Programa de Pós- graduação em Literatura - UFSC

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Publicado

2014-01-29

Edição

Seção

Dossiê temático