O SURREALISMO EM “CANÇÃO”, DE CECÍLIA MEIRELES - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.31i1.167180

Autores

  • Resecler Aparecida Silva Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Danglei de Castro Pereira Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i1.663

Resumo

O raciocínio surrealista prevê o distanciamento dos padrões ditados pelo sistema moral e vivencial da realidade imediata, propondo a representação das imagens oníricas na literatura em uma linguagem, muitas vezes, caótica que em muito se aproxima do fantástico e do sonho. O presente trabalho pretende investigar marcas surrealistas em Cecília Meireles - uma das vozes mais importantes do Modernismo brasileiro, cuja sua visão de mundo induz a um olhar intimista no qual o real e o imaginário se tornam subsídios em seu processo de construção poética. A discussão é restrita ao apontamento de algumas marcas surrealistas, baseada na hipótese de que, dado ao seu ecletismo, Cecília Meireles mobiliza, no poema “Canção”, mobiliza um conjunto de características presentes na estética surrealista. A subjetividade intimista, a adoção de um espaço caótico muito próximo do fantástico será tomado como argumentos em favor desta idéia.

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Publicado

2010-09-08

Edição

Seção

Artigos Tema Livre