O CONTEXTO BILÍNGUE PARA SURDOS: ESCRITA E ENSINO – UM ESTUDO DE CASO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.31i1.045058

Autores

  • Dayse Grassi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Ceres Pereira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i1.674

Resumo

Atualmente os surdos são reconhecidos como minoria lingüística imersa a outras, partilhando o mesmo espaço físico. A comunidade surda possui uma forma peculiar de apreender o mundo, suas experiências são tidas através da visão. A língua de sinais, língua natural dos surdos, apresenta-se em uma modalidade diferenciada da língua portuguesa, pois é uma língua gestual-visual, apresentando uma estrutura gramatical diferenciada. Sendo assim, a língua portuguesa é tida como segunda língua e o aprendizado desta, pressupõe o aprendizado da língua de sinais. Assim, o contexto bilíngüe dos surdos é constituído de forma diferente do contexto bilíngüe dos ouvintes, sendo pertinente estudos acerca disso.

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Publicado

2010-09-08

Edição

Seção

Artigos Tema Livre