SOCIOLINGÜÍSTICA LABOVIANA Y PLURALIDADE EN ENSEÑANZA DE LENGUAS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Uniletras.v.31i1.059073

Autores

  • Francisca Paula Soares Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jose Maria Rodrigues Rodrigues Universidad Católica “Nuestra Señora de la Asunción”

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v31i1.679

Resumo

Depois de muitos embates teóricos sobre ensinar-se ou não as regras gramaticais aos alunos nas aulas de línguas nas escolas brasileiras (cf. Perini, 1991), houve uma grande divulgação dos pressupostos da Sociolingüística Laboviana, que postula ser a variação inerente ao sistema lingüístico. Levando em consideração que a língua é um meio de expressão próprio do ser humano, o objetivo deste texto é apresentar os  pressupostos teóricos da Sociolingüística Laboviana (cf. Weinreich, Labov & Herzog, 1968) bem como a aplicação destes no ensino-aprendizagem de línguas em geral, tanto no que se refere à aquisição de línguas, quanto em relação à compreensão da diversidade cultural e das diferenças linguísticas em uma comunidade ou região.

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Publicado

2010-09-08

Edição

Seção

Artigos Tema Livre