Argumentação, premissas e promessas na entrevista de um candidato à Presidência da República

  • Aline Torres Sousa Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: argumentação, entrevista, candidato à presidência

Resumo

Este artigo objetiva analisar alguns aspectos da argumentação em uma entrevista concedida por José Serra à Revista Veja, em sua última candidatura à presidência, em 2010. Utiliza como referencial teórico as propostas de Perelman & Olbrechts-Tyteca (1996), e tem como metodologia revisão bibliográfica e análise de excertos da entrevista, enfatizando os aspectos do ponto de partida da argumentação, que envolvem os acordos, a escolha e a apresentação dos dados. É possível perceber que, por meio de estratégias discursivas, o candidato e também a revista traçaram, a partir de fatos e valores aceitos pelos eleitores brasileiros, um perfil favorável ao candidato.

Biografia do Autor

Aline Torres Sousa Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei.
Pollyanna Júnia Fernandes Maia Reis, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei. Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei.
Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos Tema Livre