LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Autores

  • Patrícia dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Vaima Regina Alves Motta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v37i2.8141

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Produção Textual

Resumo

Este artigo reporta-se a uma prática docente realizada com estudantes de Ensino Médio, de uma Escola da Rede Pública de Cruz Alta – RS, na disciplina de Língua Portuguesa, em 2009. As atividades desenvolvidas foram de leitura, interpretação e compreensão textual e de produção de textos. A Linguística Textual respalda o referido trabalho com base em Marcuschi (2008) e Koch (2003), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) e das Orientações Curriculares para o ensino médio (2006). Foram trabalhados diversos gêneros textuais do campo argumentativo. A prática docente exercida obteve resultados bastante positivos, pois os estudantes foram bastante participativos e assíduos, além de ampliarem suas habilidades textuais e linguísticas.

Biografia do Autor

Patrícia dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos, vinculada à linha de pesquisa "Linguagem e Interação" do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria.

Vaima Regina Alves Motta, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Dr da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada à linha de pesquisa "Linguagem e Interação" do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Dossiê temático