A abordagem do papel das práticas de letramentos na construção de identidades na sala de aula: um olhar para a discussão sobre raça e etnia na formação de professores

Autores

  • Daiane Franciele Morais Quadros Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo foi desenvolvido na disciplina Formação de Professores de Línguas, do programa de pós-graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade, aborda reflexões sobre práticas de letramentos para o ensino de línguas e suas influencias nas construções de identidades no contexto escolar. Portanto, discutiremos sobre formação de professores enfatizando a abordagem das práticas de letramentos e o cumprimento da lei 10.639/03. Assim, explicitaremos as teorizações sobre letramentos apresentadas por Street (2006), Kleiman (1995) e Ferreira (2006). Almeida (2015), Dias (2013), Ferreira (2014) e Santos (2013) debatem a relação entre construções de identidades e práticas de letramentos. Ferreira (2006) e Felisberto (2006) salientam que consta nos documentos oficiais, na lei 10.639/03 a obrigatoriedade de promover estudos da cultura africana e afro-brasileira na educação básica despida estereótipos e preconceitos, como práticas de letramentos. Nossa metodologia foi qualitativa e exploratória. Onde constatamos ser imprescindível apresentar tais reflexões, em cursos de formação de professores.

Biografia do Autor

Daiane Franciele Morais Quadros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação de Professores, Linguística Aplicada e Letramento

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Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos Tema Livre