DONA DE CASA OU DONA DE SI? UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PRODUTOS DE LIMPEZA E ALIMENTÍCIOS.

Autores

  • Ricardo Santos David UNIATLANTICO - Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

DOI:

https://doi.org/10.5212/uniletras.v39i2.9877

Palavras-chave:

Identidade feminina, Dialogismo, Anúncio publicitário. Gêneros publicitários. Figura feminina. Produtos de limpeza e alimentícios, ethos.

Resumo

RESUMO:

Este trabalho visa discutir a imagem do feminino, com base no percurso da mulher e suas conquistas na sociedade e no mercado de trabalho. Assim sendo, nosso objetivo principal é compreender o papel da mulher na publicidade, ou seja, a construção da identidade feminina em propagandas antigas e atuais, em anúncios publicitários de produtos de limpeza. Para análise, portanto, selecionamos sete propagandas impressas desde os anos 50 até os anos 2000, que utilizam a imagem da mulher para a divulgação comercial dos produtos de limpeza. A investigação é baseada nos pressupostos teóricos de Priore (2000), Strey (1997) e Confortin (2003) para o levantamento do percurso histórico da mulher, suas conquistas e evoluções na sociedade, no mercado de trabalho, em casa e, principalmente, no universo feminino. Para as análises discursivas, utilizamos a perspectiva do Círculo de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e gêneros do discurso, em particular, a concepção de estilo. No que se refere à publicidade e propaganda, baseamo-nos nos estudos de Iasbeck (2002) sobre o slogan e de Baudrillard (2002) que vincula sociologia à semiologia. Desse modo, buscamos compreender a finalidade da utilização da imagem da mulher veiculada nas propagandas de limpeza, assim como os diálogos presentes e as diferentes vozes inseridas numa análise de propagandas que apresentam temáticas reiteradas ou diversas a cada década.

 

Palavras-chave: Identidade feminina; Dialogismo; Anúncio publicitário. Gêneros publicitários. Figura feminina. Produtos de limpeza e alimentícios; ethos.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, UNIATLANTICO - Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

Doutorado em Educação pela UNIATLANTICO. Especialista em linguística e literatura, professor de língua portuguesa e inglesa para a educação básica.

Downloads

Publicado

2018-11-20